Configuração
Ao abrir o GTouch Comandas Servidor pela primeira vez algumas configurações devem ser feitas para garantir seu funcionamento pleno. Esse capítulo contém as instruções para as configurações necessárias.
Na imagem acima, pode-se ver um espaço para a visualização do IP e configuração da porta do servidor.
String de Conexão
Ao clicar no botão Alterar, na parte inferior do programa (veja imagem a seguir), a janela será expandida, exibindo algumas opções de configuração. Dentre elas a string de conexão (responsável pela conexão com os dados), que deve conter a configuração para que o programa consiga se conectar ao banco de dados da empresa.
As informações inseridas nesse campo são as mesmas de uma DLL de conexão, como a do ERP Wincash. Recomenda-se o uso do conteúdo do arquivo "Wincash.dll" para a configuração desse campo, evitando maiores problemas.
Preencha o campo com as informações necessárias e acione o botão Gravar. Note que enquanto o programa não estiver conectado ele terá um fundo avermelhado e exibirá a mensagem “Servidor off-line!”. Quando a conexão for efetuada, o fundo ganha um tom esverdeado e a mensagem se altera para “Servidor Inicializado com Sucesso" , veja na imagem abaixo.
info
Quando o servidor estiver ligado, não será possível alterar qualquer configuração por medida de segurança.
GTouch Comandas x GFood
O lançamento dos pedidos devem ser feitos em um dos seguintes sistemas: GTouch Comandas ou GFood. Para saber qual usar é necessário entender suas diferenças. O GTouch Comandas é o sistema voltado para restaurantes que trabalham com o uso de comandas onde em apenas uma mesa pode haver mais de um pagador, enquanto GFood é feito para melhor atender restaurantes que trabalham com controle de mesas, onde a cobrança é realizar por tudo o que foi consumido em uma ou mais mesas.
Na imagem acima, podem ser vistas as duas opções, além da caixa de seleção, onde está marcada a opção GTouch. Selecione a opção necessária e acione o botão Gravar.
Impressões por Departamento
Algumas empresas do ramo de alimentação possuem departamentos com um terminal em cada ponto. Uma pizzaria pode ter uma impressora na cozinha, uma outra no bar e quando o garçom efetuar o pedido do cliente a impressão de cada item será direcionada automaticamente para o local específico. Se um cliente pedir uma pizza e um suco, a pizza será impressa na cozinha e o suco será impresso no bar. Cada departamento cuida de enviar os itens pedidos à mesa do cliente.
Os pedidos devem então ser enviados de acordo com sua necessidade para cada setor, isto é, cada setor precisa ser notificado dos pedidos que lhes são pertinentes.
É importante também saber se será impresso um item por vez ou se toda a parte de um pedido pertinente ao setor será impressa de uma vez só.
Essas configurações são feitas usando as caixas de seleção “Impressão nos departamentos” e “Impressão nos departamentos em modo contínuo” respectivamente, de tal modo que se estiverem marcadas, a primeira habilita a impressão em diversos setores, e a segunda habilita a impressão do pedido completo por setor.
note
Marque a opção Inicia automaticamente para que o sistema possa abrir automaticamente quando o servidor for iniciado.
Após selecionada a configuração desejada, clique em Gravar.